quinta-feira, 30 de junho de 2011

Chocolate - A bebida dos Deuses

A BEBIDA DOS DEUSES
O chocolate sempre foi um produto fino, sofisticado e muito apreciado.
Os astecas, antigos habitantes do México, cultivavam o cacau e com suas sementes - que de tão importantes eram usadas até como moedas - preparavam o "chocoatl", bebida que eles acreditavam possuir poderes mágicos e que era servida aos visitantes como prova de hospitalidade.
Quando conquistaram o México (1519-1521), os espanhóis, sob o comando de Hernán Cortez, experimentaram o "chocoatl" que lhes foi servido em taças de ouro pelo imperador Montezuma. Percebendo a importância do cacau para os astecas, Cortez ordenou o cultivo de cacaueiros e em 1528 ocorreu a primeira partida de cacau envianda à Espanha. Lá o "chocoatl" recebeu a adição de açúcar e baunilha para se adaptar ao paladar local.
Durantemuitos anos a bebida ficou restrita ao território espanhol. No século XVII virou moda nas cortes européias e em 1755 chegou a América do Norte. Em 1746 foram plantadas as primeiras sementes de cacau no Pará e em 1752 em Ilhéus, sul da Bahia.
Durante o século XIX importantes mudanças no modo de preparo do "chocoatl" dariam ao produto a forma sob o qual o conhecemos hoje. Em 1819 instalou-se na Suiça a primeira de inúmeras fábricas de chocolate, sendo que este país se tornaria um dos principais fabricantes mundiais de chocolate.
Em 1847 foi produzido o primeiro bloco de chocolate para comer e, em 1875 o leite passou a ser adicionado a massa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário